Regional Rural – António Mendes, presidente da FENADEGAS e da Adega Cooperativa de Mangualde, a falar dos “Desafios das Cooperativas no Mercado Global” nos 30 anos do Dia do Associado da Adega de Cantanhede, Atualmente a FENADEGAS, representa 45 Adegas Cooperativas com mais de 18 mil viticultores tendo quase 30 mil hectares em produção no seu conjunto que produzem uma grande variedade de vinhos provenientes de um vasto número de regiões Vinícolas. Estes são produzidos tanto em quantidade assim como em qualidade, (+1500 prémios e distinções, desde 2014).
Todo este potencial advém da década de 40 do século passado, o movimento corporativo português deu um forte contributo para a organização da agricultura em Portugal e em especial no sector do vinho.
A FENADEGAS e os seus ASSOCIADOS adaptaram-se às características dos diversos períodos históricos e económicos, as cooperativas tiveram um dos grandes desafios na entrada de Portugal na CEE, momento em que a dinâmica de modernização, inovação, comercialização, qualidade, quantidade e o saber fazer passam a ser vetores obrigatórios na atuação junto dos novos mercados.