Centro Tecnológico de Especialização de Informática de Mangualde abre em setembro

Visualizações 90
0 0

O Centro Tecnológico Especializado (CTE) em Informática, instalado na Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA) do Agrupamento de Escolas de Mangualde irá começar a funcionar a partir de setembro, no início do ano letivo, com a oferta de cursos na área das Tecnologias.   O CTE, encontra-se em fase de conclusão e ocupa oito salas de um dos pisos da ESFA.

“É um investimento de cerca 600 mil euros, fruto de uma candidatura que a Câmara Municipal apresentou a fundos comunitários, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). É um exemplo claro de uma boa aplicação de verbas comunitárias num Agrupamento de Escolas”, afirmou o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, na sessão de abertura das IV Jornadas da Academi@STEM de Mangualde, que decorrem entre os dias 27 (Viseu) e Aveiro (Dia 28).

Marco Almeida elogiou o trabalho desenvolvido através deste modelo de ensino que trabalha os conteúdos curriculares, em articulação com empresas locais, que são desde esta quinta-feira, vinte. O programa conta com mais embaixadores, docentes de várias instituições de ensino superior.

“A Academi@STEM é um dos nossos projetos mais inovadores, que se tornou num pilar fundamental na educação e desenvolvimento dos nossos alunos, do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade, que já envolveu 2500 alunos”, afirmou.

O programa “faz a ponte entre o conhecimento teórico e prático, em que os conteúdos curriculares ganham vida através de uma abordagem em contexto real, fora da sala de aula tradicional, com atividades desenvolvidas em estreita colaboração com empresas locais, que acreditaram neste projeto e que têm feito este percurso connosco”,  explicou.

Desde que a Academi@STEM foi criada, o Município já investiu cerca de 260 mil euros. É uma verba que tem vindo a crescer, sendo que, no ano passado, absorveu quase 75 mil euros. “Trata-se de um investimento nos nossos alunos, na nossa massa crítica, numa comunidade escolar mais capacitada e com as ferramentas necessárias para um futuro próspero, a nível pessoal e para toda a comunidade”, sublinhou o autarca.

O Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Cunha, presente na sessão de abertura das jornadas, elogiou o programa detentor do primeiro selo “STEM School Label Expert”. da Península Ibérica” e deixou um desafio para que o programa possa ser alargado a toda a Comunidade Intermunicipal (CIM Dão) Lafões “Estamos disponíveis para ajudar”, afirmou.