Descendente de natural de Carregal do Sal escreveu livro sobre histórias de emigração

Visualizações 31
0 0

Chama-se Lygia Passos, é descendente de Francisco Augusto Durães Castanheira, natural do Concelho de Carregal do Sal e é a autora do livro intitulado “Louis Olivier Friche, uma história dentro de muitas”.

De nacionalidade brasileira, residente na Europa (Alemanha), Lygia Friche Passos, viajou até à terra natal do seu bisavô, na localidade de Fiais da Telha, para conhecer in loco a casa onde este nasceu e de onde saiu, em busca de uma vida melhor.

Uma história de vida, semelhante a tantas outras dos finais do século XIX, que retrata a emigração.

No livro que agora editou e que entregou, pessoalmente, ao Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, para acrescer ao espólio da Biblioteca Municipal, Lygia resgata história das emigrações para o Brasil e, em particular, do seu avô materno, Louis Olivier Friche, que são simultaneamente histórias de famílias. Lygia considera ser importante “trazer essas memórias para as novas gerações, gravar a história e memória e reconhecer as pessoas que fizeram essa história”, como a própria defende.

Paulo Catalino Ferraz recebeu a autora de braços abertos, parabenezindo-a pela obra ali apresentada que, afirmou é similar à de tantas outras pessoas que se viram forçadas a deixar a sua terra natal, as suas famílias e origens à procura de melhores condições de vida.

O Edil manifestou disponibilidade para acolher, caso a autora assim o entenda, a apresentação do livro “Louis Olivier Friche, uma história dentro de muitas” no Concelho natal do seu bisavô – Carregal do Sal.