Dia Internacional da Floresta e Dia Mundial da Água assinalados hoje na Guarda

Visualizações 87
0 0

O Município da Guarda, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a EPAL e Águas do Vale do Tejo, assinala os Dias Internacional da Floresta e Mundial da Água com um conjunto de iniciativas ao longo desta quinta-feira.

Durante a manhã, cerca de 200 alunos dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e Sé e da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca irão plantar árvores na área envolvente do Parque Urbano do Rio Diz. De referir que até ao final de 2024, o Município tem como meta a plantação de 1000 árvores, dando seguimento ao projeto iniciado em 2022, com a plantação de árvores em várias zonas da cidade, promovendo assim o aumento do parque arbóreo urbano, fator determinante à garantia de Saúde e a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos. O objetivo é a plantação de mil árvores ao ano.


A iniciativa contará ainda com diversos jogos e atividades lúdico-educativas que incluem a interação com alguns animais do Canil/Gatil Municipal da Guarda que vai estar no local para uma ação de sensibilização, levando consigo alguns patudos a quem dá abrigo.  Às 10h30, decorrerá uma degustação de águas aromatizadas que visam promover o consumo de água canalizada em detrimento dos refrigerantes junto do público jovem, incutindo nos alunos o gosto e a importância pelo consumo da água da torneira.

Já sem o público das escolas, durante a tarde, às 15h30, é apresentado, na ETAR de S. Miguel, o novo sistema que irá permitir a rega do Parque Urbano do Rio Diz, através do sistema ApR – Água para Reutilização, pela Águas do Vale do Tejo. Um sistema que faz a reutilização das águas da ETAR, aproveitando-as para a rega dos espaços verdes do Parque.

Segue-se depois, a Sessão com as inaugurações do Sistema ApR e do Sistema de Telegestão da Rega, este último da responsabilidade do Município da Guarda. Com este sistema, o Município, consegue monitorizar e gerir, em tempo real, de forma mais eficiente a utilização deste recurso hídrico. A sessão contará com a presença do Conselho de Administração da EPAL e Águas do Vale do Tejo, Carlos Martins e com o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado.

O Município da Guarda pretende, assinalando estas datas e promovendo estas iniciativas, sensibilizar as crianças, jovens, e a comunidade em geral, para a emergência climática e para a importância de preservar o planeta que é de todos.  O Dia Internacional da Floresta celebra-se por todo o mundo, anualmente, a 21 de março e o Dia Mundial da Água a 22 de março, datas instituídas em Assembleia Geral das Nações Unidas.