Emoções da Perícia Automóvel de regresso a Campo de Besteiros

Visualizações 57
0 0

A perícia automóvel está de volta à Vila de Campo de Besteiros na próxima quinta-feira (15 de agosto), feriado, dia da Assunção de Nossa Senhora. A última prova do género ocorreu há 28 anos.

A competição vai decorrer a partir das 14h30 junto à Extensão de Saúde de Campo de Besteiros.

A XXVI Grande Prova de Perícia Automóvel está integrada no Troféu Raiano de Perícias, que mobiliza em média cerca de quatro dezenas de pilotos, contando ainda com uma Prova Extra.

As inscrições estão abertas até ao dia da prova, podendo ser efetuadas no site da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). 

A iniciativa teve a sua primeira edição há 64 anos com o objetivo de ajudar a  Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros (AHVVVB). O evento automobilístico foi crescendo ao longo dos anos, tornando-se uma referência na região e no país. Foi também uma competição obrigatória para os aficionados da modalidade.

O Caramulo Racing Team, em parceria com a AHVVVB, e com o apoio da Câmara Municipal de Tondela e da Junta de Freguesia de Campo de Besteiros, reedita agora esta prova mítica, mais uma vez com o objetivo de apoiar a corporação.

A XXVI Grande Prova de Perícia Automóvel é a primeira competição a ser promovida pelo Caramulo Racing Team, enquanto associada da FPAK.

História

A primeira Grande Prova de Perícia Automóvel de Campo de Besteiros aconteceu em 1960.

Considerada pela imprensa especializada uma “prova de ouro do mundo automobilístico” e uma “super” perícia pela quantidade de pilotos inscritos, pelos prémios atribuídos e pelo público entusiástico que acorria às Terras de Besteiros, a iniciativa teve o seu ponto alto na década de 80. Houve anos em que estiveram em disputa 81 taças, algumas delas em ouro.

A competição era falada e aguardada com expectativa por todos e assim foi durante 25 edições, com a última a acontecer em 1996.  

Foram vários os nomes famosos do desporto motorizado que passaram por Campo de Besteiros.

Ao longo dos anos, os Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros tiveram na perícia uma fonte de receita, que servia para comprar ambulâncias, mangueiras, agulhetas, fardamentos, entre outro equipamento necessário à vida da associação humanitária.