Registaram-se perto de 1 milhão e 300 mil entradas na edição 2022 da Feira; Consumos aumentaram 19% em relação a 2019; Foi a primeira edição sem gastos públicos, já que não requereu qualquer contrapartida financeira por parte do município; Já a planear a próxima edição, a organização vai apostar na certificação da Feira como o 1º evento sustentável do género no país;
A edição 2022 da Feira de São Mateus, que decorreu entre 04 de agosto e 21 de setembro, registou o maior número de sempre de entradas, fixando-se em 1.271.848, o que equivale a uma média de 25.956 pessoas por dia no recinto. Houve um aumento de 40% no volume total de vendas, sendo que 25% da faturação de bilheteira foi realizada online e com vendas efetuadas em mais de dez países da Europa e da América do Sul.
O balanço da edição deste ano da Feira foi feito esta manhã, em Conferência de Imprensa, e há também a destacar o facto de os comerciantes registarem uma subida de 19% nos consumos. A título de exemplo, houve um aumento de 18% no consumo de águas; de 15% no consumo de cerveja; de 13% no consumo de sumos e foram vendidos 883Kg de café. Outro impacto significativo na economia local está relacionado com as dormidas, já que agosto foi o melhor mês de sempre, com 2% acima do valor pré-pandemia. A pegada ambiental da Feira foi igualmente relevante, com mais 205% de copos reutilizáveis, o que representa meio milhão de copos de plástico poupados ao meio ambiente.
Para além de inúmeros espetáculos musicais, com artistas de renome nacionais e internacionais, ao longo dos 49 dias da Feira, realizaram-se diversas atividades desportivas, que contaram com a adesão de mais de 5.000 participantes, em que se destacam o Constálica Rallye Vouzela e Viseu; o 24ª Torneio Internacional de Andebol de Viseu; a 39ª Meia Maratona de Viseu e o 1º Torneio de Paddel da Feira de São Mateus.
Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, refere que “Não poderíamos estar mais satisfeitos com o balanço desta nova edição da Feira de São Mateus, que foi um sucesso a vários níveis: desde o número de visitantes, passando pela oportunidade de negócio para os comerciantes e que se traduziu, também, num importantíssimo contributo para a economia da região, sem esquecer os inúmeros espetáculos musicais, que proporcionaram momentos bem passados, bem como as diversas provas desportivas que tiveram uma forte adesão”. O autarca faz, igualmente, questão de sublinhar a operação de segurança preparada para o evento, referindo que “As pessoas, na Feira, devem sentir-se seguras, porque estão sempre acompanhadas, existindo um Grupo de Coordenação de Segurança do Evento, que garante segurança permanente”.
Para Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, entidade organizadora, “A edição 2022 da Feira de São Mateus foi, sem dúvida alguma, uma aposta ganha em todas as frentes e isso deixa-nos imensamente satisfeitos e com a certeza de que vamos continuar a querer fazer cada vez mais e melhor. Para isso, estamos já a planear a Feira do próximo ano. A aposta vai passar por garantir a certificação da Feira como o 1º evento sustentável deste género no país”. Pedro Alves adianta que “Temos o dever de criar novos hábitos a quem nos visita e a Feira de São Mateus poderá ser um veículo pedagógico, em termos ambientais”. Em relação à edição que agora terminou, o Presidente da Viseu Marca adiantou também que “foi a primeira sem gastos públicos, já que não requereu qualquer contrapartida financeira por parte da Câmara Municipal de Viseu e alcançou um resultado que permitirá à Viseu Marca executar o seu plano de atividades para o marketing territorial e branding durante o resto no ano, mitigando o efeito da sazonalidade das atividades”.