Feira dos Santos de Mangualde atraiu milhares de pessoas e mais de 400 feirantes

Visualizações 140
0 0

Apesar da chuva, frio e vento, a Feira dos Santos, também conhecida por “Feira das Febras”, atraiu no fim de semana milhares de pessoas a Mangualde e contou com mais de quatro centenas de feirantes, o que se traduz num aumento de 13,27 por cento face ao ano passado.

 No total participaram no certame deste ano 427 expositores e feirantes, mais 50 do que em 2022.  Em maior número estiveram os feirantes e a restauração (323), seguidos do setor do vinho e artesanato (29), reunidos na tenda gigante, no Largo Dr. Couto.  

Para o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, o certame ultrapassou as expetativas. “Os números confirmam que a Feira dos Santos é, cada vez mais, uma referência nacional e internacional”, realçou o autarca, referindo-se ao evento com 341 anos, que preserva tradições, património e cultura.

O presidente do Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, presente no dia da abertura, (dia 3), salientou a importância do certame para o turismo. “Uma feira com esta dimensão e esta tradição contribui para aquilo que é a notoriedade da marca Centro Portugal, pelo prestígio que tem e traz”, sublinhou.

De acordo com o mesmo responsável, o Turismo do Centro pretende alavancar o vinho e o queijo, dois produtos fortes do concelho e com forte presença na Feira dos Santos.

Pela primeira vez, o evento acolheu o I Concurso Concelhio de Ovinos Serra da Estrela, uma vez que Mangualde produz a maior quantidade   de queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) Serra da Estrela.

“Esta é uma iniciativa de grande importância, que pretendemos repetir para preservar a raça autóctone “, assegurou o presidente do município, Marco Almeida.

Outra das novidades foi o I Encontro Confrádico das Febras de Mangualde, que serviu para promover o produto de excelência da feira, abordar o evento enquanto marca e refletir sobre a importância das confrarias nos territórios.

Este ano o evento que contou com mais animação e mais bares, manteve a zona de restauração, com as febras e rojões/torresmos, a Expovinhos de Mangualde, a Mangualde Motor, a AgroMangualde, a Feira de Freguesias (com artesanatos e produtos do concelho) e animação de rua.