Aquela que é uma das maiores e mais antigas manifestações religiosas do concelho de Tondela, a Festa das Cruzes, volta a acontecer este sábado (20 de maio) no Guardão.
As povoações locais e das freguesias de Castelões, Santiago de Besteiros e Campo de Besteiros juntam-se há mais de 300 anos para cumprir “a promessa antiga” de agradecimento à Nossa Senhora dos Milagres pela sua intervenção e ajuda na expulsão dos mouros.
Com cruzes engalanadas, ladeadas por lanternas, os devotos das três freguesias percorrem o mesmo itinerário ancestral, da Capela de São Bartolomeu até à Igreja do Guardão, ao som de ladainhas, para o abraço das suas cruzes com as da freguesia anfitriã. É esta tradição que torna único este evento religioso que se repete há séculos no mesmo espaço.
Após o abraço das cruzes acontece uma eucaristia, que culmina com um grande desfile em que participam as cruzes das quatro paróquias e largas centenas de fiéis e romeiros oriundos das localidades envolvidas neste culto religioso, mas também dos mais recônditos recantos serranos e de outras localidades da região.
A edição deste ano da Festa das Cruzes, ou Ascensão, como também é conhecida, inicia-se este sábado pelas 07h00 com uma alvorada, chegando uma hora e meia depois a banda “Flora do Mondego”.
A partir das 10h00 decorre a chegada das procissões, iniciando-se com Santiago de Besteiros, Santa Eulália (Campo de Besteiros) e Castelões. Segue-se o abraço das cruzes com a freguesia do Guardão. A procissão com todas as cruzes para o local da missa arranca às 11h00. A eucaristia começa meia hora depois.
Durante a tarde e noite haverá animação musical, assim como na tarde de domingo.