FITUR: Tondela, Viseu e Nelas em destaque no arranque da participação de Viseu Dão Lafões

Visualizações 82
0 0

Primeiro dia no stand da CIM ficou marcado por apresentações municipais, momentos de degustação e a inauguração oficial do espaço

A oferta turística e a identidade dos municípios de Tondela, Viseu e Nelas foram protagonistas do primeiro dia de participação da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid. Esta quarta-feira ficou marcada por uma forte dinâmica no stand da região, com apresentações institucionais, momentos de promoção municipal e iniciativas de valorização do território.

O programa teve início com a apresentação da agenda de eventos do Município de Tondela, a que se seguiu um momento de degustação promovido pelo concelho. A meio do dia, o Município de Viseu apresentou a sua oferta turística sob o mote “Viseu todo o ano”, com enfoque na diversidade de experiências disponíveis ao longo das diferentes épocas, num momento igualmente acompanhado por uma degustação de produtos locais.

Um dos momentos centrais do dia foi a inauguração oficial do stand da CIM Viseu Dão Lafões, que decorreu às 15h00 e assinalou o arranque formal da presença da região na FITUR 2026. Entre outros, a cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, dos Vice-Presidentes da CIM Viseu Dão Lafões, Paulo Almeida e Marco Almeida, do Secretário Executivo da CIMNuno Martinho, do Presidente do Turismo de PortugalCarlos Abade, do Presidente da Turismo Centro de PortugalRui Ventura, e dos presidentes dos municípios da CIM.  

O primeiro dia ficou concluído com a participação do Município de Nelas, através da apresentação “Nelas, onde o coração bate com emoção em 2026”, seguida de um novo momento de degustação que encerrou a programação diária.

Para Marco AlmeidaVice-Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, este primeiro dia confirmou o interesse e a recetividade do público profissional à proposta integrada que Viseu Dão Lafões traz à FITUR. A participação dos municípios e a forte adesão às iniciativas realizadas demonstram a atratividade do território e a importância do mercado espanhol para a nossa estratégia de promoção turística”.

Já Nuno MartinhoSecretário Executivo da CIM, sublinhou que “o balanço do primeiro dia é muito positivo, tanto ao nível da afluência ao stand como da qualidade dos contactos estabelecidos. A programação permitiu mostrar, de forma concreta, a diversidade da oferta turística da região e criar bases sólidas para novas oportunidades de promoção e cooperação no mercado ibérico”.