Janeiro Cultural mobiliza mais de um milhar de jovens

Visualizações 46
0 0

A 7ª edição do programa Janeiro Cultural, promovido pelo Município de Tondela, em colaboração com a Rede de Bibliotecas, arrancou na manhã desta segunda-feira (19 de janeiro). O evento, que vai estender-se até à próxima terça-feira (27 de janeiro) vai envolver 1500 estudantes do 9º ao 12º anos de escolaridade.

Na sessão de abertura da iniciativa, que decorreu no Auditório Municipal, participaram a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, o vice-presidente, Jorge Soares e a vereadora com o pelouro da Educação, Helena Rodrigues.

“Damos hoje o pontapé de saída para o Janeiro Cultural 2026. Esta é uma atividade que há muito desenvolvermos em Tondela, com o apoio da nossa Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, mas também das bibliotecas dos nossos agrupamentos de escolas”, disse Carla Antunes Borges.

“Pretendemos, com estas atividades que vão desenrolar-se até ao dia 27, promover a capacitação, desafiarmos-vos para um conjunto de coisas. Queremos que saiam daqui espicaçados para pensar connosco e, acima de tudo, ajudar-vos a crescer. A crescer de uma forma sustentada e a serem melhores cidadãos no futuro. O futuro é vosso e nós estamos cá para vos ajudar”, acrescentou a autarca, fazendo ainda votos para que o Janeiro Cultural decorra com sucesso.

Palestras, teatro, workshops e exposições é assim o cartaz da edição de 2026 do evento, que começou na manhã desta segunda-feira no Auditório Municipal com uma palestra com Sandra Gomes, psicóloga, coach e trainer em inteligência emocional, seguindo-se, na Escola Secundária de Molelos, uma conversa com o influenciador pedagógico Gabriel Guimarães.

Entre esta segunda-feira e quinta-feira (de 19 a 22 de janeiro) é apresentada na ACERT a peça “Memórias de Barro” e o Afta Teatro – Grupo Off vai levar à cena esta terça-feira (20 de janeiro) no Auditório Municipal, o espetáculo “Perdição”.

Já na quarta-feira (21 de janeiro) o artista plástico João Figueiredo vai promover um workshop na Biblioteca Municipal. O artista visual e realizador Miguel Lima vai conduzir outra formação na sexta-feira (23 de janeiro), que repete na próxima segunda e terça-feiras (26 e 27 de janeiro).

Ainda na sexta-feira o Auditório Municipal vai receber o professor Rogério Martins para “mais do que uma palestra e pouco menos que um show”.

No âmbito da iniciativa está, ainda, patente até à próxima terça-feira (27 de janeiro), no Auditório e na Biblioteca municipais, uma exposição de trabalhos dos alunos de artes visuais da Escola Secundária de Tondela.

O Janeiro Cultural é organizado com o objetivo de ampliar a cultura e o conhecimento dos alunos do 9º, 10º, 11º e 12º anos de escolaridade do concelho.