Município da Guarda apresentou esta manhã a Agenda de Verão, em Conferência de Imprensa
Jazz, blues, músicas do mundo, Night run, oficinas, exposições, Summer Camp e visitas comentadas são destaques até Setembro na “mais alta”
Guarda o Verão é o programa cultural, desportivo e de lazer que decorre no centro urbano da Guarda e pelo concelho entre julho e setembro de 2024. Trata-se de um programa com várias propostas artísticas e educativas para todos os públicos, que propõe atividades que vão da música ao cinema, da dança ao desporto, das oficinas às exposições e da Arqueologia às visitas comentadas, privilegiando sempre as atividades ao ar livre. Mais de duas centenas de propostas que prometem animar os meses de verão na “mais alta” cidade do país.
A Agenda de Verão 2024 traz algumas novidades ao programa Cultural com novos festivais de música, são eles o Music Set Fest que já está a decorrer e que acontece até 19 de julho na esplanada do Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG), com grupos de Música Portuguesa a animar os finais de tarde de verão; o Festival Aguarda Músicas do Mundo com sonoridades vindas de Espanha, Chile, México, Marrocos, Itália e Brasil na Praça Velha de 22 a 27 de julho; ou ainda o Guarda Music Festival, festival de música erudita que integra o estágio de Verão Music Summer Fest da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa e que trará música à cidade mais alta em diferentes espaços da cidade, entre 16 e 24 de agosto.
No programa mantêm-se os festivais, já consolidados: Guarda In Jazz, de 8 a 14 de julho, com projetos nacionais e internacionais vindos do Reino Unido e de França, a iniciativa decorre, como habitualmente, entre a Esplanada do Café Concerto do TMG e o palco do Guarda WineFest, na Alameda de Santo André; O Batufest – Festival de Percussão de Gonçalo que vai decorrer pelo segundo ano consecutivo na Guarda e na Vila de Gonçalo, entre 18 e 20 de julho; o Festival de Blues da Guarda, numa parceria com a BB Blues Portugal – Associação Cultural, e numa edição em exclusivo na Praça Velha de 7 a 10 de agosto com projetos vindos de Portugal, EUA , Canadá e Espanha; e ainda o EFE – Festival das Bandas de Cá, que como o próprio nome indica dá palco às bandas da região da Guarda, entre 28 de agosto e 1 de setembro, decorre também na Praça Velha.
Durante todo o verão, pelo Concelho estão ainda previstas diversas ações culturais como visitas comentadas a localidades e a sítios arqueológicos e de interesse histórico/paisagístico, Exposições nas casas-museu locais, um Ciclo de Cinema nas aldeias, em colaboração com o Cineclube da Guarda, e também a circulação do projeto Identerioridades da ACDR Vila Mendo que leva teatro a várias aldeias do concelho da Guarda. De referir ainda os Festivais de Cultura Popular: Viagem às Raízes (Arrifana), Festival da Cestaria de Gonçalo, Festival Pão Nosso (Videmonte), Memórias de Barro (Menoita – Freguesia de Pera do Moço), Festa da Transumância (Fernão Joanes).
Neste período de Verão são também destaque na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço as exposições Palco das Marionetas do Teatro Mandrágora de 24 de julho a 14 de setembro e “Caminhar para o princípio” (Exposição sobre Eduardo Lourenço) da Biblioteca Nacional, a partir de 27 de setembro, e ainda o espetáculo teatro/musical Fado Mimado a 27 de agosto.
No desporto, o destaque é a 85ª Volta a Portugal em Bicicleta. A cidade mais alta será em 2024 palco para a chegada da 4ª etapa (Sabugal – Guarda) no dia 28 de julho (por volta das 17h00) com o Concerto de Carolina Deslandes na Praça Velha nessa noite, às 21h30. No dia seguinte, 29 de julho, tem lugar a 17ª Etapa da Volta RTP, prova para os amantes do ciclismo e cicloturismo que acontece às 10 horas, com partida do Jardim José de Lemos, percorrendo cerca de 85 Km e terminando no mesmo local. Ainda no desporto são destaque também a Night Run uma corrida citadina que desafia toda a família a descobrir um percurso noturno de 5 km, a partir do Jardim José de Lemos, no dia 20 de julho; o Guarda Racing Days, nos dias 6 e 7 de julho, iniciativa do Escape Livre que junta os melhores pilotos de automobilismo do país na encosta norte da cidade. E ainda: o Torneio Interfreguesias marcado para o Estádio Municipal e Campo do Zambito no dia 13 de julho; e a 1ª Etapa Gira Praia – Distrito da Guarda que decorrerá no Campo de Jogos de Praia – Multimodalidades, do Parque Urbano do Rio Diz, no dia 18 de julho.
O Município da Guarda dá ainda continuidade à iniciativa Guarda Wine Fest, já na sua 3ª edição. A Bairrada, conhecida pela produção de espumantes é a região convidada da terceira edição, que realiza de 12 a 14 de julho, reunindo as três Denominações de Origem – DO – que convivem no distrito da Guarda: Beira Interior, Dão e Douro, promovendo o território alavancado a um programa repleto de experiências- Decorre na Alameda de Santo André e é uma coorganização com a Comissão Regional Vitivinícola da Beira Interior, com a produção da Essência Company.
Continuam também a Feira de Antiguidades e Colecionismo que acontece no primeiro domingo de cada mês na Praça Velha e na Rua do Comércio e à Feira Farta que este ano não terá integrado programa de concertos e que decorrerá, como habitualmente, no Largo do Mercado Municipal nos dias 21 e 22 de setembro, juntando todas as juntas de freguesia do concelho com os seus produtos locais.
Estes são apenas alguns dos destaques desta Agenda de Verão da Guarda que para além das sugestões de música, teatro, desporto, livros, exposições, visitas/percursos, dança, cinema, oficinas, festivais populares e feiras, conta ainda com sugestões para percorrer o território da região, pelas praias fluviais e pelos belos e premiados Passadiços do Mondego, galardoados em 2024 com os Óscares do Turismo (World Travel Awards). Muitas e boas sugestões para sair de casa neste verão!