Projeto de Empreendedorismo de Albergaria-a-Velha reconhecido como boa-prática europeia

Visualizações 40
0 0

O projeto Academia Empreende+, desenvolvido pelo Município de Albergaria-a-Velha, foi distinguido pelo Programa Europeu URBACT como uma Boa Prática, na sequência da decisão do Comité de Acompanhamento.

O reconhecimento do projeto Academia Empreende+ como Boa Prática Europeia é o corolário de um trabalho que teve o início em 2014, e que visa junto da Comunidade Educativa, criar uma cultura empreendedora, promover o espírito de iniciativa, cooperação e participação ativa jovem.

Ao longo destes 10 anos participaram mais de 890 projetos de vários ciclos de ensino, 7021 estudantes, 594 professores, 17 escolas, 16 associações e 80 mentores (empresários e instituições).

A inclusão do Programa de Empreendedorismo nas escolas foi uma das iniciativas pioneiras do plano estratégico Albergaria Empreende+ 2020 e evoluiu em 2023 para a Academia Empreende+, com a estratégia de desenvolvimento económico Albergaria 2030. Esta iniciativa tem promovido, ao longo de 10 anos, a cultura empreendedora em Albergaria, proporcionando o desenvolvimento de competências essenciais para a empregabilidade e o empreendedorismo jovem, além de apoiar a fixação dos jovens.

O programa, desenvolvido em parceria com os estabelecimentos de ensino do concelho, abrange temas como cidadania e participação cívica, inovação e criatividade, cultura e património, território e sustentabilidade, empreendedorismo e empregabilidade. Inclui ações de capacitação e programas específicos para professores e alunos de todos os níveis de ensino obrigatório. Em 2023, com a nova estratégia 2030, integrou-se no projeto a capacitação dos alunos do ensino secundário e profissional em literacia financeira.

O sucesso do projeto só tem sido possível pelo envolvimento de alunos, docentes, empresários, pais, técnicos da câmara municipal e associações locais, que trabalhando juntos e de forma integrada, contribuem com suas perspetivas únicas e recursos para os resultados do programa. Esta cooperação multidimensional promove um ambiente de aprendizagem dinâmico e um impacto positivo e duradouro na comunidade.

Ao Programa Europeu URBACT foram apresentadas 249 candidaturas de toda a Europa, das quais 116 foram reconhecidas e aprovadas como Boas Práticas, tendo como objetivo “distinguir iniciativas urbanas impactantes, participativas, integradas, relevantes e de fácil transferência para outras cidades europeias”.

Em Portugal foram reconhecidas 23 boas práticas, sendo duas delas na Região de Aveiro, Albergaria-a-Velha e Águeda.