Durante o mês de setembro, a Quinta de Lemos, localizada no coração da região do Dão, convida todos os visitantes a viver a tradição das vindimas. O programa oferece uma experiência completa que alia a essência do trabalho na vinha a momentos de convívio, provas de vinhos e azeites, petiscos regionais e visitas guiadas à adega e às vinhas em Silgueiros, Viseu.
Rodeada pelas imponentes paisagens de quatro grandes Serras – Estrela, Caramulo, Buçaco e Nave – a Quinta de Lemos oferece um Programa de Vindimas único, disponível ao longo de todo o mês de setembro, para que os visitantes possam viver uma experiência autêntica em pleno Dão, a mais antiga região produtora de vinho em Portugal.
Envolvida por 25 hectares de vinhas e 3.000 oliveiras, a Quinta encontra-se num vale a 340 metros de altitude, com um enquadramento natural que permite criar um terroir único, refletido nos vinhos de guarda que exaltam a autenticidade da região do Dão.
“A excelência dos nossos vinhos nasce do terroir único do Dão. Trabalhamos apenas com as castas autóctones, Alfrocheiro, Jaen, Touriga Nacional e Tinta Roriz, com produção de vinhos monovarietais que exaltam a identidade de cada casta, complementados por blends de grande elegância”, refere o enólogo da Quinta de Lemos, Hugo Chaves. “A época das vindimas é sempre vivida com espírito de trabalho mas também de festa. E é este misto de emoções que queremos transmitir aos nossos visitantes, com um conjunto de experiências genuínas para que levem na lembrança o melhor da nossa região”, acrescenta.
Iniciada a época das vindimas, a Quinta de Lemos volta a abrir as portas e a convidar à participação na azáfama e a viver o sentimento de festa que as vindimas proporcionam, prevalecendo como uma das maiores tradições do nosso país. No ano em que celebra o 20º aniversário da primeira colheita, a família de Lemos orgulha-se de perpetuar as castas autóctones do Dão, de produzir vinhos com carácter e qualidade superior, guardando nas caves da sua adega as primeiras colheitas, que marcaram a história desta família.
A Quinta de Lemos tem uma produção anual de apenas 100 mil garrafas de vinho de qualidade superior, uma limitação que garante que cada cepa possa expressar ao máximo as características das uvas que gera. O sistema agrícola implementado é um programa de proteção integrada, o que reduz ao mínimo as intervenções de produtos fitossanitários, permitindo o respeito pela sustentabilidade ambiental. As vinhas não são irrigadas, colocando desta forma as uvas à mercê do clima, o que sublima o carácter anual de cada vinho.
A produção de vinhos é feita exclusivamente a partir de castas autóctones da região do Dão, sendo um dos poucos produtores que todos os anos produz vinhos monovarietais, que exibem as características individuais de quatro castas (Alfrocheiro, Jaen, Touriga Nacional e Tinta Roriz), trabalhando-as de forma especial. Além dos monocasta, a Quinta de Lemos produz também blends, igualmente elaborados a partir destas castas autóctones.
O Programa das Vindimas proporciona distintos momentos que envolvem os participantes nas atividades mais físicas mas também na prova de vinhos e degustação de petiscos regionais, com acesso ao interior desta Quinta em Silgueiros e aos seus melhores produtos. A experiência inclui a participação na vindima, uma visita guiada à adega e às vinhas, prova de vinhos e petiscos regionais.
Programa de Vindimas Quinta de Lemos
· Receção com welcome drink
· Participação nas atividades de vindima
· Visita guiada à adega e às vinhas
· Prova de 2 vinhos, 1 espumante e azeite Quinta de Lemos
· Degustação de petiscos regionais (pão, broa, bolinhos de bacalhau, enchidos, queijo da Serra, moelas, peixinhos da horta, entre outros)
· Oferta de uma lembrança alusiva ao dia
As experiências decorrem de segunda a sexta-feira, em dois horários (10h00-12h30 e 15h00-17h30) e também aos fins-de-semana sujeitos à disponibilidade da equipa. As reservas devem ser feitas com 48h de antecedência, com o mínimo de duas pessoas e máximo de 15. O valor por adulto é de 100€, com desconto de 50% para os jovens dos 12 aos 17 anos. Até aos 12 anos a participação é gratuita.
Uma experiência gastronómica Michelin
Para quem quiser prolongar a experiência, o convite é para jantar no Mesa de Lemos, restaurante da Quinta distinguido com 1 Estrela Michelin, a Estrela Verde e 2 Sóis Repsol. A cargo do chef Diogo Rocha, o espaço apresenta menus de degustação que celebram a sazonalidade e a sustentabilidade, com produtosnacionais de excelência. Os pratos são servidos em loiça exclusiva da artista Geraldine de Lemos, acompanhados por vinhos da Quinta de Lemos e azeite próprio, adornados pelos atoalhados da Abyss & Habidecor, num ambiente de sofisticação e ligação à natureza.

