Vindimar no coração do Douro ou do Dão, duas regiões históricas, é a proposta da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo e da Taboadella. Ambas as propriedades prepararam programas de vindimas que permitem aos visitantes ficar a conhecer in loco aquele que é o momento mais importante na feitura do vinho.
Na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, localizada no Cima Corgo, na região regulamentada e demarcada mais antiga do mundo, é possível acompanhar o corte da uva nas vinhas plantadas em terraços que descem, ordeiros, ao encontro do rio Douro, bem como ter acesso à adega para prova do primeiro vinho.
Já no Patamar Wine Shop & Bar, a proposta é ficar a conhecer o resultado das vindimas passadas na prova “Douro Clássico”. Segue-se o almoço no restaurante Terraçu’s, onde o conceito de slow food, o respeito pelo receituário tradicional da região e a primazia dos ingredientes tão locais e sazonais quanto possível falam mais alto – todos os pratos que chegam à mesa levam a assinatura do chef André Carvalho. O programa em questão tem uma duração aproximada de quatro horas.
Também na Taboadella, antiga villae romana em Silvã de Cima, no concelho de Sátão (Viseu, o programa arranca junto dos muitos vinhedos após uma pequena receção na Wine House. Mas é na mancha de 42 hectares de vinha envolta pela floresta que o visitante é convidado a participar no corte das uvas. Mais tarde, pode assistir à vinificação da adega de design, autoria do arquiteto Carlos Castanheira e uma obra-prima revestida a cortiça, o local ideal para ficar a par de todo o processo produtivo – da vinha ao vinho, com direito a prova.
No final, a ideia é relaxar e “merendar”, tirando partido dos sabores locais disponibilizados num cesto de merenda cujo conteúdo pode ser degustado num dos muitos recantos privados da Taboadella, num permanente contacto com a natureza, ou ainda na varanda da adega. A proposta da Taboadella tem uma duração prevista de 3h30.
Ambos os programas procuram aproximar o enófilo do processo de produção de vinho, desde o momento em que são “roubados” cachos às videiras saudáveis à prova de referências emblemáticas que ajudam a contar a história da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo e da Taboadella.
Sobre o programa da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
Mínimo 8 Pessoas | Máximo. 20 Pessoas
Datas: 02, 09, 16 de Setembro 2024
Programa:
10h15 Receção dos convidados no Patamar
10h30 Briefing
11h00 Corte de uva na vinha
11h45 Visita à adega com prova do primeiro vinho
12h15 Prova de vinhos “Douro Clássica”
13h00 Almoço no Restaurante Terraçu’s
14h30 Previsão do fim da experiência
Duração aproximada: 4h00
270,00€ por pessoa
Sobre o programa da Taboadella
Mínimo 2 Pessoas | Máximo 20 Pessoas
Disponível de terça a sábado, durante a época da vindima
Programa:
10h00 Receção dos convidados na Wine House da Taboadella
10h15 Inicio da atividade de Vindima
11h00 Visita Guiada
11h45 Prova de Vinhos Villae
12h30 Merenda
13h30 Fim da atividade
Duração aproximada: 3h30
60,00€ por pessoa