No domingo (14 de maio) realiza-se a Rota das Cruzes – PR3, na freguesia do Guardão. A caminhada decorre no âmbito dos percursos pedestres que estão a ser promovidos pela Câmara de Tondela desde o dia 23 de abril e que terminam a 1 de outubro. O programa inclui ao todo nove caminhadas, um pouco por todo o concelho.
O PR3 é um trilho com oito quilómetros de extensão, circular, com um grau de dificuldade considerado médio e desnível acumulado de 820 metros. Entre os vários pontos de interesse ao longo do percurso destaque para a paisagem da Serra do Caramulo, mas também a sua fauna e flora, cruzeiros e templos religiosos.
A caminhada arranca às 09h00 junto ao Posto de Turismo do Caramulo, em frente ao Museu, tendo uma duração de quatro horas. No final haverá um almoço para os participantes servido pela Casa do Povo do Guardão, sendo necessária inscrição para marcar presença nesta refeição. As inscrições terminam esta quinta-feira.
O calendário de trilhos pedestres no concelho de Tondela prosseguirá a 04 de junho, com o PR5 – Rota de Santiago, na freguesia de Santiago de Besteiros. Ainda no mesmo mês decorrerá, no dia 11, o PR2 – Rota do Linho, em Castelões. Uma semana mais tarde, a 18 de junho, acontecerá o PR7 – Rota das Caldas de Sangemil, que cruza caminhos das freguesias de Lajeosa do Dão e de Ferreirós do Dão.
Em julho, no dia 9, realizar-se-á o PR4 – Rota dos Caleiros, na freguesia do Guardão. Para o dia 3 de setembro está agendada a inauguração de uma nova caminhada, o PR8 – Rota dos Espigueiros do Caramulo, um trilho criado pela União de Freguesias de Caparrosa e Silvares.
O programa de percursos pedestre de Tondela encerra no primeiro dia do mês de outubro, altura em que decorrerá a Grande Rota do Caramulo, que se estende pelas freguesias de Castelões e do Guardão.