Setembro é o mês da Mobilidade na Guarda e o Município assinala esta ação com um conjunto de melhorias no Serviço de Transportes Urbanos da Guarda (STUG) e com a Conferência Nacional “Mobilidade Integrada – Eixo Beira Interior” da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, numa parceria com as Câmara da Guarda, Belmonte, Covilhã, Fundão e Castelo Branco, nos dias 17 e 18, no Teatro Municipal (programa provisório aqui: https://www.amt-autoridade.pt/media/4581/programa.pdf) .
Na rede de Transportes Públicos Urbanos, o Sistema de Informação em Tempo Real estará já em pleno funcionamento, após período de testes iniciado em julho, e será feita a substituição de 15 abrigos na rede urbana (1ª fase), para melhoria das condições de conforto e segurança dos utentes. Será também feita a colocação dos Horários nas diversas “Paragens”, passando a não existir a distinção entre Período Escolar e Período não Escolar.
Também as linhas de circulação serão melhoradas a partir de setembro. Na Linha 01, entre a Escola Beatriz Ângelo e as Lameirinhas, haverá um prolongamento nos dias úteis, em algumas viagens, desde a paragem “Rasa” até à paragem “Esc. Carolina Beatriz Ângelo”, com o objetivo de reforçar o serviço junto desta escola. Ainda nesta linha, de modo a permitir, ao início da manhã, a chegada de passageiros ao Instituto Politécnico de Guarda (IPG) provenientes da Linha 01, será feito um desdobramento do horário, identificado como “Desd/PE”, nos dias úteis com início às 07h54 na paragem “Escola Carolina Beatriz Ângelo” até ao IPG.
Já nas Linhas 04 e 06 os horários específicos para os dias de quarta-feira e, terça a sexta-feira, deixam de existir passando a existir os mesmos autocarros todos os dias úteis durante todo o ano.
A aposta numa maior mobilidade na cidade mais alta é o principal objetivo do Município da Guarda com estas adaptações e melhorias no seu Serviço de Transportes Urbanos, pretendendo assim chegar a mais munícipes e a uma maior fatia de território, servindo melhor quem já usa o transporte público/coletivo urbano nas suas deslocações na cidade e com uma aposta forte na captação de novos usuários.
Uma rede de transportes mais abrangente e melhorada é sinónimo de uma franca melhoria da qualidade de vida, uma vez que permite um menor uso do automóvel e possibilita que os centros urbanos se tornem mais benéficos para peões e outros transportes alternativos mais amigos do ambiente, através de uma menor circulação de veículos nas estradas.
Recordamos também que os veículos STUG já permitem, também, um sistema de acessibilidade e transporte mais inclusivo, garantindo o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
De referir ainda que o Município da Guarda já tem em funcionamento a Via Verde e o serviço da EasyPark para os estacionamentos na cidade e que recentemente colocou a funcionar o Transporte Flexível, numa fase experimental, nas freguesias do Vale do Mondego.