O IO2024 – XXIII Congresso da Associação Portuguesa de Investigação Operacional foi realizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu, entre os dias 24 a 26 de março. Este congresso é um evento nacional que reúne todos os interessados em Investigação Operacional, permitindo aprofundar conhecimentos sobre recentes desenvolvimentos teóricos, metodológicos e de aplicações nesta área.
A organização local esteve a cargo de cinco docentes e um estudante da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu que asseguraram que os participantes tivessem a oportunidade não só de partilharem conhecimentos científicos, mas também de conhecerem a cidade de Viseu e socializar.
O evento teve como oradores plenários Mara Almeida, vereadora da Câmara Municipal de Viseu e Ine Steenmans, da University College of London. Na mesa-redonda, com representantes do INE, e-Redes e Pordata, foi salientada a importância da disponibilização de dados para impulsionar a investigação. A sessão de encerramento do congresso contou com a atribuição de vários prémios, nomeadamente o prémio APDIO IO 2024 para a melhor tese de doutoramento, o prémio Augusto Queirós Novais para o melhor artigo na área de Process Systems Engineering e o prémio EstudIO, patrocinado pela SISCOG.
A organização deste Congresso entendeu atribuir-lhe um carácter de solidariedade e entregaram um cheque à Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) – Viseu, no montante de 375€. Este dinheiro foi angariado através de donativos e vendas de CD’s dos Bué Animados (um grupo de jovens e crianças com perturbação do espectro do Autismo da APPDA).
A organização gostaria de fazer um especial agradecimento aos seus patrocinadores, sem os quais este evento não seria possível.
Para mais informações consultar a página do Congresso.