Na sua 9ª edição, o Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário distinguiu hoje 27 organizações responsáveis por respostas sociais a pessoas em situação vulnerável. Vários foram os objetivos destes prémios e muito diversas as situações apoiadas. Por exemplo, apoio a habitação de emergência para pessoas em situação de sem-abrigo; programas de meditação e yoga em estabelecimentos prisionais; criação de oportunidades de integração laboral em negócio social de produção de pigmentos naturais; e programas de capacitação e educação para mães desempregadas e migrantes em situação vulnerável.
O Prémio Solidário é uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação “la Caixa” e apoia o trabalho de entidades do terceiro sector, através do financiamento de projetos destinados a promover o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade acrescida, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades.
Os 27 projetos sociais vão receber um apoio global de 1.130.450 euros. As candidaturas vencedoras receberam, em média, cerca de 42 mil euros e vão apoiar diretamente quase 3 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.
Entre os beneficiários dos projetos encontram-se pessoas em situação de sem abrigo, vítimas de violência, pessoas com trajetos de conflito com a lei penal, migrantes ou refugiados, assim como famílias com crianças.
A seleção das candidaturas vencedoras foi realizada através de uma avaliação criteriosa dos projetos e respetivas linhas de ação, beneficiando ainda do apoio de dezenas de avaliadores colaboradores ou reformados do BPI que, em regime de voluntariado, reúnem com todas as entidades que passam à segunda fase de avaliação. Com base neste trabalho de preparação, um júri selecionou as candidaturas com mais qualidade e relevância para a sociedade, definindo o valor do apoio financeiro a atribuir a cada um dos premiados.
Desde o lançamento do Prémio Solidário, em 2016, foram premiados 208 projetos no valor de 7,5 milhões de euros, beneficiando mais de 40.000 pessoas em situação de vulnerabilidade.
Projetos distinguidos no Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário 2024
Saiba mais sobre os 27 projetos sociais distinguidos em Prémio Solidário | Banco BPI:
Lisboa: Drive Impact CRL; Associação Auxílio e Amizade; CAIS – Associação de Solidariedade Social; Massive Particle – Associação (Associação Live With Earth); Associação Girlmove Portugal; Chapitô – Colectividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina; GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos; Fundação AJU – Jerónimo Usera; Animalife – Associação de Sensibilização e Apoio Social e Ambiental; Associação Humanidades; ABRAÇO – Associação de Apoio a Pessoas com VIH/SIDA.
Porto: MEERU | Abrir Caminho; Espaço t – Associação Para o apoio à Integração Social e Comunitária; Acessível Êxito Associação; Associação Sójovem das Saibreiras; Associação Dignitude; Fios e Desafios – Associação de Apoio Integrado à Família; ALMAZ – Associação Holística em Meio Prisional; Associação de Albergues Nocturnos do Porto.
Setúbal: Associação Cristã Evangélica de Apoio Social ACEDA; Associação Just a Change.
Aveiro: Associação A4 – Acolher, Aceitar, Agir, Adaptar.
Braga: Cruz Vermelha Portuguesa Delegação de Barcelos.
Bragança: Associação Entre Famílias.
Beja: Centro Paroquial e Social do Salvador.
Coimbra: STC – Associação Serve the City Portugal.
Vila Real: Associação das Mulheres Aguiarenses Empreendedoras.
15 anos a “Ajudar quem ajuda”
São quatro os Prémios BPI Fundação “la Caixa” 2024 – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância – que este ano reforçam a sua dotação para 5 milhões de euros, a fim de apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Sob o lema “Ajudar quem ajuda”, os Prémios BPI Fundação “la Caixa” são atribuídos há 15 anos com o objetivo de apoiar projetos de instituições privadas do terceiro setor que desenvolvem ações concretas junto da população mais vulnerável. Desde 2010, foram concluídas 43 edições, que permitiram atribuir mais de 34M€ a 1.090 projetos que promovem a melhoria da qualidade de vida de mais de 219 mil pessoas.